5/5 - (421 votes)

O processo de compra e venda de empresas é longo, complexo e demanda muito tempo e empenho dos envolvidos na negociação.

Por isso, a melhor solução para tornar essa transação de compra ou venda mais eficiente, é contar com o suporte especializado de uma Boutique de M&A.

Além de terem bastante conhecimento sobre fusões, aquisições e valuation, os consultores financeiros especializados em compra e venda de empresas de uma Boutique de M&A possuem experiência em cada tipo de transação.

Logo, a compra ou a venda de um negócio é realizada de forma adequada e conforme os requisitos exigidos pelo mercado.

Se você for um sócio interessado em vender sua empresa, uma Boutique de M&A lhe ajudará a vender a sua empresa no melhor valor.

Se você for um executivo de uma empresa que está querendo crescer inorgánicamente (via compra de uma empresa), uma Boutique de M&A lhe ajudará a encontrar os melhores alvos de aquisição, e a comprar eles pelo melhor valor possível diminuindo os possíveis riscos.

Confira agora tudo o que precisa saber sobre o escopo de uma Boutique de M&A na compra e venda de empresas! Boa leitura!

Na CAPITAL INVEST – M&A Advisors, assessoramos com foco no valuation, na venda e na compra profissional de empresas médias ou grandes: i) de receita bruta anual entre R$20 milhões e R$2 bilhões, ii) com lucro líquido positivo, e iii) (idealmente) com boas perspectivas de crescimento.

Se este for o perfil da sua empresa, ou da sociedade que pretende avaliar ou da empresa que almeja adquirir, entre em contato através deste formulário.

A consequência das nossas parcerias em fusões e aquisições em mais de 50 países de 4 continentes, conseguimos vender a sua empresa no Brasil e no Exterior.

Trabalhamos com empresas e investidores de todo o Brasil. Ex: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Ceará, Pernambuco, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Piauí, Sergipe, Amazonas, Alagoas, etc.

Somos uma reputada boutique de M&A com presença global especializada em finanças corporativas, compra e venda de empresas, e teremos o maior prazer em agendar uma visita em nosso escritório localizado em pleno centro financeiro de São Paulo, SP, Brasil.

O que é M&A e quais as vantagens da compra e venda de empresas?

Em inglês, a sigla M&A significa “Mergers and Acquisition”. Traduzindo para o português, ela quer dizer Fusões e Aquisições.

Ela é o conjunto de operações que unem marcas por meio da compra e venda total ou parcial ou fusão entre duas ou mais empresas.

Esse processo de compra e venda de empresas acontece com bastante frequência e envolve companhias de diversos portes e segmentos. 

A decisão de vender, comprar ou unir empresas traz muitas vantagens aos envolvidos, como a soma de conhecimento e experiência, redução da concorrência, aumento do portfólio de produtos e serviços e entrada em novos mercados.

Quais os 2 focos principais de uma Boutique de M&A especializada na compra e venda de empresas?

Uma Boutique de M&A especializada na compra e venda de empresa tem como foco prestar 2 serviços:

1. Consultoria financeira na venda de empresas

Assessorando na venda de empresas, focará apenas em ajudar a vender a empresa de sus clientes pelo melhor valor possível.

2. Consultoria financeira na compra de empresas

Assessorando na compra de empresas, focará apenas em ajudar a seu cliente a adquirir uma empresa ou uma participação dela pelo melhor valor possível e diminuindo potenciais riscos.

Entretanto, para evitar qualquer conflito de interesse, em uma determinada transação uma Boutique de M&A apenas focará em um destes serviços.

Boutique de M&A na compra e venda de empresas
Focos e funções de uma Boutique de M&A especializada na compra e venda de empresas

Quais são as funções de uma Boutique de M&A assessorando na “venda de empresas”?

Ao ler o que é M&A, você já teve noção de que o trabalho de uma Boutique de M&A assessorando na compra e venda de empresas é complexo e envolve diversas etapas, não é mesmo?

O principal motivo que empresários contratam as melhores boutiques de M&A é o fato do processo de fusão e aquisição demorar de seis meses a um ano.

Ou seja, não há como os executivos, que estão à frente do negócio, deixarem de realizar as suas funções para apenas cuidar de uma negociação de compra e venda de empresas.

Por isso, eles optam pelo suporte especializado de um consultor que se torna o responsável pela transação e pode dedicar todo o seu tempo e esforço, no caso da venda de uma empresa, para preparar a empresa para a venda, encontrar bons investidores e negociar o melhor preço de compra e venda da empresa.

Mas, as funções de uma Boutique de M&A no caso da venda de uma empresa não param por aí. Ele participa de todas as etapas de fusão e aquisição, que são:

1. Preparação da empresa para a venda.

Preparação financeira com a ajuda de um contador para organizar todos os dados econômicos e financeiros do negócio.

2. Valuation

Avaliação do preço da empresa conhecida como valuation. Uma Boutique de M&A calculam o valor de um negócio utilizando os métodos mais aceitos pelo mercado, como o valuation pelo fluxo de caixa descontado.

3. Documentação de venda

Criação de uma apresentação, conhecida com “Info Memo”, que é padrão do mercado financeiro, com informações da organização, com dados não confidenciais para investidores.

4. Road Show

Apresentação de dados confidenciais como informações financeiras e estratégias da companhia para os investidores interessados.

Uma Boutique de M&A de primeira linha especializada na compra e venda de empresas normalmente consegue contatar investidores interessados dentro e fora do Brasil.

5. Negociação e seleção de ofertas

Negociação e recebimento de ofertas não vinculantes e escolha da melhor proposta.

Normalmente, quando há um grande número de investidores interessados em adquirir o negócio, a Boutique de M&A especializada em compra e venda de empresas realiza um “leilão” para encontrar o melhor preço de venda.

6. Due Diligence

Acompanhamento do Due Diligence, que é uma auditoria completa da empresa a ser vendida para garantir a transparência da transação

7. Oferta final

Recebimento da oferta vinculante, a oferta final do processo de compra e venda de empresas.

8. Signing

Acompanhamento do procedimento jurídico para elaboração e assinatura do contrato de compra e venda da empresa.

Para mais detalhes sobre como vender uma empresa, sugerimos a leitura deste artigo:

Outra função de uma Boutique de M&A é evitar o desgaste dos sócios da empresa a ser vendida. Afinal, um processo de compra e venda de empresas envolve emoções e a história da fundação da companhia, o que pode atrapalhar o andamento da negociação.

Logo, os boutiques de M&A especializadas conseguem assessorar no processo de venda e garantir o melhor preço para seu cliente.

Além disso, esses profissionais estudam constantemente o mercado nacional e internacional e mapeiam e selecionam os possíveis “targets” de aquisição.

Outro aspecto importante da contratação de um boutique de M&A qualificada e experiente é a forma sigilosa que ela realiza o trabalho. Apenas os investidores terão informações sobre a transação.

Esse método de trabalho é essencial para que funcionários, clientes, fornecedores e concorrentes descubram sobre a compra e venda da empresa após a finalização da negociação, evitando prejuízos financeiros à operação e rumores sobre o futuro das empresas envolvidas. Para mais detalhe sobre isto sugerimos a leitura do artigo:

Quais são as funções de uma Boutique de M&A assessorando na “compra de empresas“?

Assim como na venda de empresas, uma Boutique de M&A desempenha um papel fundamental na hora de adquirir outro negócio. Afinal, a negociação também precisa oferecer vantagens a ambos os lados.

Para que tudo ocorra de acordo com as exigências do mercado, os profissionais especializados em M&A seguem etapas essenciais para reduzir os riscos da transação. 

Entenda agora quais são as principais funções de uma Boutique de M&A na compra de uma empresa:

1. Estudo de mercado

Antes de entrar efetivamente no processo da compra de uma empresa, é feita uma avaliação com todas as opções do mercado a fim de selecionar os “targets” que estão alinhados com a estratégia corporativa.

2. Assinatura de NDA

A Boutique de M&A entra em contato com os “top targets” com a finalidade de eles assinarem um acordo de confidencialidade, chamado também de NDA (Non Disclosure Agreement”.

Esse é o começo da negociação, de fato. Os investidores, após assinarem o termo, recebem os dados sigilosos com informações contábeis e financeiras da companhia à venda.

3. Modelagem e valuation

Com todas as informações estratégicas em mãos, a Boutique de M&A elabora um modelo financeiro para avaliar a empresa de acordo com suas sinergias.

4. Ofertão não vinculantes

Assim como no processo de venda, o procedimento de compra de uma empresa também envolve o recebimento de propostas não oficiais pela Boutique de M&A.

Estima-se o valor potencial do negócio nesta etapa, já que se pode analisar todas as ofertas recebidas e entender o valor que o mercado está disposto a pagar pela marca.

5. Due Diligence

Se a oferta não vinculante for aceita, chega o momento de realizar uma auditoria completa nos dados legais, financeiros e de operações da empresa para averiguar se eles são verdadeiros.

6. Oferta vinculante

A Boutique de M&A recebe a oferta final caso a Due Diligence confirme a veracidade das informações.

7. Assinatura de contrato

Após o envio e a aceitação da proposta final, os advogados (assessores legais) analisam os termos do contrato para finalizar a negociação.

Para mais detalhes sobre como comprar uma empresa, sugerimos a leitura deste artigo:

Além das funções executadas de acordo com cada etapa do processo de compra de empresas, a Boutique de M&A precisa adotar algumas medidas prévias para garantir o sucesso da operação.

Uma delas é o target mapping, momento no qual a Boutique de M&A estuda o mercado e verifica quais são os melhores investidores. Há ainda a execução e a apresentação do valuation, que, além de determinar o valor de compra e venda da empresa, atrai os investidores mais alinhados com a companhia.

O que é PMI – Post Merger Integration? 

Além disso, é necessário preparar todo o “terreno” para garantir um PMI mais simples e fluido. O Post Merger Integration ou a Integração Pós-Fusão, também feito pela Boutique de M&A contratada, é a fase após a assinatura do contrato de compra e venda da empresa.

Ela envolve práticas para facilitar o PMI, como:

  • escolha de empresa menores do que as dos investidores (máximo de 50% de diferença) para evitar ou limitar riscos e dificuldades durante a fase de integração;
  • realização de parte do pagamento da compra como “earn out”, premiando o negócio adquirido pelo resultados atingidos de sinergia depois da aquisição;
  • efetuação de parte do pagamento da com a ações da própria sociedade a fim de incentivar a empresa vendida a cooperar com a integração (PMI).

Conclusão: Por que contratar uma Boutique de M&A especializada na compra e venda de empresas?

Percebeu que a contratação de uma Boutique de M&A facilita muito o processo de compra e venda de empresas? Como já deve ter desconfiado, são muitos detalhes para serem olhados e adaptados à realidade do mercado de fusões e aquisições.

Por isso, é fundamental que você escolha uma Boutique de M&A experiente para realizar a transação de modo mais ágil, correto e rentável.

Veja os principais motivos para contar com o suporte especializado de uma Boutique especializada em fusões de aquisições:

  • conhecimento aprofundado do mercado;
  • contato com investidores confiáveis;
  • experiência e profissionalismo no processo de compra, venda e valuation;
  • realização de todas as burocracias exigidas pelo mercado;
  • imparcialidade na negociação;
  • busca pelo melhor preço de compra e venda da empresa;
  • sigilo em todo o processo de M&A.

Ou seja, se você deseja saber quanto vale o seu negócio ou está pensando em vender ou comprar uma parte ou totalidade das ações, não hesite em pesquisar e contratar uma Boutique de M&A experients e que possuam alta performance em negociações realizadas.

A consultoria especializada em compra e e venda de empresas da CAPITAL INVEST – M&A Advisors

Nós da CAPITAL INVEST – M&A Advisors somos uma consultoria especializada em M&A que soma mais de R$ 20 bilhões em fusões e aquisições, compra e venda de empresas, ao longo de mais de duas décadas.

Por meio de nossa ampla experiência, conhecimento de diversos setores e presença global, através de parcerias mais de 50 países de quatro continentes, podemos te auxiliar a preparar a sua empresa para a venda, avaliar e vender a sua empresa de uma forma profissional, no Brasil e no Exterior com o intuito de obter o melhor valor.

Também podemos te ajudar a selecionar, calcular o valor e comprar uma empresa de forma profissional com o intuito de diminuir riscos e garantir um bom valor.

Nosso foco é a prestação de serviços de assessoria em avaliação de sociedades, venda e  compra de empresas médias ou grandes: i) de receita bruta anual entre R$20 milhões e R$2 bilhões, ii) com lucro líquido positivo, e iii) (idealmente) com boas perspectivas de crescimento.

Se este for o perfil da sua empresa, ou da empresa que procura avaliar ou adquirir, entre em contato conosco através deste formulário, que nós podemos te ajudar nesse processo!


CONTACT US

At CAPITAL INVEST – M&A Advisors, we financially advise on mergers and acquisitions of mid-size firms (annual revenues between € 5 million and € 500 million, approximately R$20 million – R$2 billion), with a focus on multinationals investing in Brazil. We also provide consulting pre-deal services aiming at mapping, screening and prioritizing acquisition targets, and corporate finance services, including valuations.

@2022 | CAPITAL INVEST – M&A Advisors | All rights reserved

Scroll to Top