A compra de uma empresa em funcionamento normalmente representa a oportunidade crescer rapidamente e com menores riscos do que alternativas de “crescimento orgânico”. Entretanto, saber escolher a empresa correta, é fundamental para não perder valor na aquisição.

Com este intuito é crucial realizar uma estudo de mercado prévio à aquisição, para assim:

  • Entender quais são as empresas que podem ser adquiridas
  • Priorizar e classificar as empresas pelo seu alinhamento com a cultura e estratégia do adquirente

 

comprar empresa criando valor
(Foto por rawpixel/CC0)

Na CAPITAL INVEST – M&A Advisors, assessoramos com foco na avaliaçãocompra e venda profissional de empresas médias ou grandes: i) de receita bruta anual entre R$20 milhões e R$2 bilhões, ii) com lucro líquido positivo, e iii) (idealmente) com boas perspectivas de crescimento.

Se este for o perfil da sua empresa ou da empresa que procura avaliar ou adquirir, entre em contato através deste formulário.

A consequência das nossas parcerias em mais de 50 países de 4 continentes, conseguimos vender a sua empresa no Brasil e no Exterior.

Trabalhamos com empresas e investidores de todo o Brasil. Ex: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Espirito Santo, Ceará, Pernambuco, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Pará, Piauí, Sergipe, Amazonas, Alagoas, etc.

Somos uma reputada boutique de M&A com presença global especializada em finanças corporativas, e teremos o maior prazer em agendar uma visita em nosso escritório localizado em pleno centro financeiro de São Paulo, SP, Brasil.

 

FASES DO PROCESSO “PROFISSIONAL” DE COMPRA DE UMA EMPRESA

A aquisição de uma empresa, quando é realizada de forma “profissional”, costuma contar com as seguintes fases, que tem como objetivo a  diminuição de riscos e o aumento do valor para o adquirente:

Fases do Processo para Comprar uma Empresa

  • Estudo de mercado “pre-Deal”:  antes de entrar no “Deal” (ou processo para comprar uma empresa) é muito importante avaliar todas as opções do mercado para escolher os “targets” mais alinhados com a sua estratégia e cultura empresarial.
  • Assinatura de NDA: entrando em contato com os “top targets” de aquisição, assina-se um acordo de confidencialidade (“Non Disclosure Agreement” ou NDA em inglês) e inicia-se o “Deal” recebendo-se os dados sigilosos da empresa alvo da compra, que sempre incluem as informações contábeis e financeiras.
  • Modelagem e valuation da empresa: com as informações contábeis e financeiras, realiza-se um modelo financeiro para avaliar a empresa alvo.
  • Oferta não vinculante: estimado o valor potencial da empresa, costuma-se apresentar uma “oferta não vinculante”, ou seja, uma oferta que só será confirmada depois da “Due Diligence”.
  • Due Diligence (DD): caso seja aceita a oferta “não vinculante” é muito importante a verificação dos dados legais, financeiros e operacionais da empresa a ser adquirida, com o objetivo de confirmar os dados nos quais está baseada o valuation da companhia, e os principais riscos ou “passivos”. Uma verificação imprescindível que diminui os riscos na aquisição da empresa.
  • Oferta vinculante: confirmados os dados e situação da empresa, e seus principais riscos, já é possível formalizar uma “oferta vinculante” ou final.
  • Assinatura do acordo de compra-venda: aceita a oferta final, os advogados (assessores legais) negociam os termos do contrato de “compra-venda” para assim finalizar a transação.

 

Neste artigo vamos a explicar em todo detalhe a primeira fazer ou “Estudo de mercado pre-Deal”.

 

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NAS AQUISIÇÕES DE EMPRESAS

Comprar uma empresa em operação requer profissionais com experiência, especializados em determinadas áreas e que atuem de forma complementar, para que assim a sua sociedade consiga “criar valor” na aquisição, conforme resumido neste gráfico.

Profissionais [ara Comprar uma Empresa
Profissionais em cada fase do Processo de Compra de Empresas

Consultoria Estratégica ou Assessor Financeiro em F&A “especializado” em: 1) compra de empresas e 2) consultoria pre-aquisição

Conforme explicado, o estudo de mercado prévio à compra de uma empresa, é um trabalho de consultoria que tem como objetivo mapear todas as potenciais empresas “alvo” e, obter e analisar informações públicas e privadas sobre elas, principalmente através de entrevistas. O objetivo final é priorizar estes “targets” em função de seu alinhamento com a cultura e a estratégia do adquirente.

Este trabalho envolve tanto “know how” de “consultoria”, quanto “know how” de fusões e aquisições (“F&A”) e pode ser realizado por:

  • Uma Consultoria de Gestão, do estilo da BCG, Bain ou McKinsey, ou por
  • Um Assessor Financeiro em F&A “especializado”, que combine experiência e “know how” tanto em: 1) consultoria de gestão, como em 2) assessoria em F&A.

A principal diferença entre as duas opções:

  • O investimento, pois o custo na contratação de Empresas de Consultoria Estratégica é maior do que o de boutiques de F&A. Isto ocorre, pois, o estudo de mercado facilitará enormemente as chances de êxito da transação (que é a principal da remuneração das boutiques de F&A).
  • Adicionalmente, uma boutique de F&A que tenha realizado o “estudo de mercado” partirá com vantagem nas fases posteriores do “Deal”, pois, já conhecerá profundamente o “target”, seus clientes, fornecedores, reputação de mercado, etc. Dados imprescindíveis para se conseguir fechar um acordo “win-win”.

Caso você escolha a segunda opção (Boutique de F&A/ Assessor Financeiro “especializado”) apenas verifique e certifique-se de que ele, além de know how na aquisiçào de empresas, também tem experiência em consultoria estratégica ou de gestão, imprescindível para fazer um “estudo de mercado” de qualidade.

Assessor Financeiro em compra de empresas: Boutique ou Banco

Uma consultoria especializada em aquisição de empresas pode lhe auxiliar em todas as etapas da transação (ou processo de aquisição de uma empresa):

  • Negociação do NDA .
  • Valuation da empresa.
  • Negociação Financeira/ Oferta Não Vinculante de aquisição.
  • Due Diligence.
  • Oferta Vinculante de aquisição
  • Negociação Legal.
compra de empresas consultoria
(Foto por rawpixel/CC0)

Auditores

Você precisará contratar auditores que analisarão os principais riscos financeiros e fiscais da aquisição, e verificarão se os dados contábeis (nos quais baseou o seu “valuation“), refletem a realidade financeira e patrimonial da empresa a ser adquirida.

Assessor Legal

Você precisará necessariamente contratar um bom time de advogados com especialidades complementares (principalmente contratual, societário e trabalhista), e experiência em “F&A”/ compra de empresas com o intuito de lhe auxiliar a:

  • Mapear os principais riscos da aquisição (durante a fase de Due Diligence).
  • Negociar um contrato de compra-venda, alinhado com sua “oferta vinculante”, que mitigue os principais riscos mapeados, e ainda outros que poderão ocorrer futuramente.

 

Escolha certa do “Target” de Aquisição

Se você trabalha em desenvolvimento de negócios ou na área financeira de uma empresa média ou grande, com certa frequência recebe o contato de Boutiques de M&A ou Bancos de Investimento lhe oferecendo empresas à venda.

A sua primeira inclinação pode ser efetivamente assinar um NDA (acordo de confidencialidade) e começar a analisar o “Deal” de aquisição, com o intuito de não deixar passar o que parece ser uma excelente oportunidade de “aquisição” ou “crescimento inorgânico” para sua empresa.

Entretanto, antes de mais nada, você deveria se fazer os questionamentos a seguir:

  • Quantos “targets” similares a este existem no segmento alvejado? 10? 50? 100? 200?
  • Qual a probabilidade de que esta compra (e não outra) seja o melhor investimento para minha empresa?
  • A cultura empresarial deste “target” de aquisição está alinhada com a cultura da minha empresa? Esta cultura empresarial está mais ou menos alinhada do que a cultura de outros “targets” alternativos?
  • Quais as sinergias que poderão ser geradas na compra desta sociedade? São maiores ou menores do que outras alternativas de aquisição do mercado?
  • Comprar esta empresa está alinhada com a estratégia da minha corporação? Esta aquisição está mais ou menos alinhada do que outras alternativas?
  • Qual a reputação deste potencial “target” de aquisição? É melhor ou pior do que outras opções de compra?
  • Tomando em conta que: i) iniciar o “deal” com este target implicará em despender limitados recursos humanos e financeiros na análise da oportunidade, due diligence, contrato, e muito especialmente, que ii) a eventual aquisição deste target representará um enorme investimento; não valeria a penas fazer um pequeno investimento em um “estudo de mercado” “pre-Deal” para responder a estas e outras perguntas?

De fato, se você se fizer as perguntas acima e decidir fazer um “estudo de mercado” “pre-deal” com o intuito de selecionar o seu “target” (mesmo que o resultado do estudo seja justamente continuar com o “Deal” que lhe propuseram), a sua empresa já terá conseguido evitar a primeira armadilha mais comum na compra de uma empresa.

Nesta fase é muito importante:

 

CONCLUSÃO: O ESTUDO DE MERCADO PRÉVIO A UMA AQUISIÇÃO

Existem muitos motivos para comprar uma empresa em funcionamento, entretanto é muito importante a escolhar certa do “Target” de aquisição.

como comprar empresa em funcionamento
(Foto por rawpixel/CC0)

Se você contrata um assessor financeiro “especializado” que combine experiência não apenas: 1) em M&A como ainda, 2) em consultoria estratégica, ele poderá lhe ajudar a mapear e priorizar os “targets” ou “alvos” ideais de aquisição.

Algumas respostas que seu assessor deverá lhe ajudar a responder:

  • Quantos  “alvos de aquisição” existem no segmento alvejado?
  • Quais são os “alvos” mais alinhados com a minha estratégia e cultural empresarial?
  • Quais “alvos” devem ser priorizados? Qual a sua reputação? Quais são os seus principais clientes?
  • etc

 

 

Leia nosso artigo: Compra de Empresas Criando Valor: as “3 Armadilhas” em Aquisições

 

SAIBA MAIS SOBRE A “CONSULTORIA EM COMPRA DE EMPRESAS” DA CAPITAL INVEST

 

Aproveite para dividir este post com seus colegas e amigos usando estes botões de compartilhamento: